domingo, 24 de outubro de 2010

Carta dos seminaristas da diocese de São José de Macapá pela passagem do dia nacional da juventude (DNJ).

Neste dia tão especial para nós, jovens, em que comemoramos os 25 anos de DNJ, queremos fazer uma pequena reflexão sobre um trecho do evangelho de Mateus. Que narra à inquietação do jovem rico, o qual com o olhar fitado em Jesus diz: “Mestre o que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”(Mt 19, 16).  A parti daí poderíamos nos perguntar: - o que estamos fazendo de bom? Nosso Papa, Bento XVI, no encontro com os jovens no estádio do Pacaembu em São Paulo, ao fazer uma reflexão sobre essa passagem, questiona o jovem sobre o sentido da vida, do seu compromisso com o presente, aqui e agora, que deve garantir autenticidade e consequentemente o futuro. Discernir bem nas suas escolhas. Com essas palavras colocamos, em questão a campanha nacional contra o extermínio do jovem, que na sociedade vive com medo, da violência que o cerca. No mundo que é marcado pelo consumismo o qual leva a pessoa a querer sempre mais. Onde o ódio esta sendo praticado em todo lugar.
A secretária nacional da juventude, Hildete de Sousa, em uma de suas cartas, direcionada aos jovens, afirma que a juventude deve pregar o “Amorcentrismo”, em que o amor se torna o centro de nossa vida, pois só com o amor podemos mudar este cenário, marcado pela cultura de morte, que encontramos nas ruas, praças, escolas, enfim, em todos os lugares.
Mas será que o “bom” é somente deixar de fazer o que é errado, o que pode prejudicar o outro? NÃO! Por detrás deste “bom” existe um significado maior, o compromisso para com a evangelização. Hoje, por exemplo, sabemos que não é fácil encontrarmos jovens dedicados com o anúncio da boa nova de Cristo, o de amar seu próximo como a si mesmo. Porém, Nós, jovens, com toda nossa energia devemos responder ao chamado do Mestre, para ajudar em sua messe, que tanto necessita de operários.
Contudo, queremos parabenizar por este dia, dedicado a você, jovem, que anseia por dias melhores. Que Nosso Senhor, Jesus Cristo, vos abençoe e que Maria Santíssima, primeira missionária do Pai, lhes cubra com seu manto glorioso.
Felicidades e uma boa missão!
Atenciosamente;
                                   Seus irmãos, seminaristas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário